Fomento à prática esportiva e à cidadania para cerca de 300 crianças e adolescentes

Esporte Cidadão_2013Com o objetivo de despertar o espírito solidário, a vivência da cidadania e a sedimentação de valores como o comprometimento e a responsabilidade, através da prática esportiva, o Colégio Notre Dame e a Congregação de Nossa Senhora, pelo sexto ano consecutivo, mantem o Projeto Esporte Cidadão.

Desde a sua criação, o projeto social, que faz do esporte o fomentador da disciplina, da afetividade, da socialização e da construção de novas realidades, já atendeu mais de 1000 crianças, com idade entre 10 e 14 anos, matriculados em escolas públicas da rede Municipal e Estadual. Em 2013, serão trezentas as meninas atendidas pelo Esporte Cidadão, em suas duas modalidades.

No método fixo, que mantém encontros quinzenais – nas tardes de sábado, no Ginásio de Esportes do Colégio Notre Dame -, 200 meninas – em situação de vulnerabilidade social, matriculadas nas escolas públicas parceiras (Escola Estadual Monte Castelo, Escola Municipal Coronel Lolico, Escola Municipal Notre Dame, Escola Municipal Antonino Xavier, Escola Municipal Guaraci Barroso Marinho, Escola Estadual Gomercindo dos Reis e do Centro de Referência em Assistência Social) – participam de oficinas de voleibol e dança. Nesta modalidade, elas também tem acompanhamento psicológico e de assistente social.

Outras 100 são atendidas no método itinerante, que leva as oficinas até escolas conveniadas. A Escola Municipal Monte Castelo recebe o Projeto Esporte Cidadão, semanalmente, nas tardes de terça-feira. Outro local onde as atividades são desenvolvidas é o Ginásio do SESI. Nele, os monitores orientam a prática de voleibol nas quintas, pela manhã e pela tarde.

Desde 2012 o Projeto Esporte Cidadão tem seu público restrito a crianças e adolescentes do sexo feminino, pois a Congregação das Irmãs de Nossa Senhora – mantenedora da Rede de Educação Notre Dame – já é parceira de projeto social destinado somente ao público masculino na cidade: o Programa Bombeiro Mirim.

Uma ideia sobre “Fomento à prática esportiva e à cidadania para cerca de 300 crianças e adolescentes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>