Oficinas de reciclagem apontam alternativas para o reaproveitamento do lixo

A questão ambiental está cada vez mais evidente nos últimos anos e uma das maiores preocupações é a problemática do lixo e as possíveis soluções para diminuir seus impactos. Pensando em auxiliar nesta discussão para promover a conscientização ambiental, o projeto TransformAção – formado pela Cáritas Arquidiocesana, Notre Dame, Congregação Missionária Redentorista, Missionários da Sagrada Família e Irmãs Franciscanas, realiza oficinas de reciclagem em escolas, condomínios, empresas, grupos e em diversos ambientes públicos de Passo Fundo. As oficinas, que duram cerca de 1h, são ministradas na perspectiva de orientar a população sobre a correta separação do lixo.

Os participantes puderam refletir a importância de reduzir o consumo e de reaproveitar materiais recicláveis

Os participantes puderam refletir a importância de reduzir o consumo e de reaproveitar materiais recicláveis

Neste sentido, foi elaborada na tarde da última quarta-feira, 10 de julho, uma atividade socioeducativa com as famílias dos participantes do Projeto Bombeiro Mirim. Os 55 familiares presentes puderam refletir a importância de reduzir o consumo e de reaproveitar materiais recicláveis, a fim de diminuir o impacto ambiental. Também foi apresentado o programa de atuação do Projeto TransformAção e as ações locais que cada um pode fazer em sua casa, aliando economia e cuidado com o meio ambiente. Além disso, foi entregue para cada participante a cartilha “TrasformAção, que comece comigo”, que além de informar sobre os materiais que podem ser reaproveitados, orienta o leitor sobre os pontos de coleta de cada associação de reciclagem atendida pelo Projeto.

Lizione Dal'Piasi, assistente social e monitora do Projeto TransformAção ministrou a oficina.

Lizione Dal’Piasi, assistente social e monitora do Projeto TransformAção ministrou a oficina.

Para Lizione Dal’Piasi, assistente social e monitora do Projeto TransformAção, o principal objetivo desta iniciativa é despertar nas pessoas a consciência para a preservação da natureza e apontar alternativas para a reutilização do lixo: “cada um pode fazer a sua parte separando o lixo dentro de casa e destinando ele de maneira correta”.

Escolas, empresas, grupos e instituições interessadas em receber a visita do projeto TransformAção para a apresentação da oficina, podem entrar em contato com o Projeto pelos fones (54) 3045-1262 e (54) 9983-7124 ou na Rua Paissandu, 1868. As oficinas são gratuitas e ministradas conforme a disponibilidade de tempo, faixa etária e a forma de trabalho do público.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>