Dinâmica de Interação cria laços na Casa Lar Dona Celestina

DSC00460_640x480Na quinta feira (23) os idosos da Casa lar Dona Celestina participaram da dinâmica de Interação realizada pela psicóloga Ir. Terezinha Maria Klein com objetivo de integrar e acolher mais uma residente.

É sabido que o abrigamento muitas vezes representa perdas e rompimentos de laços afetivos e sociais, pois ocorre quando o idoso ou a família não tem condições de mantê-lo com os cuidados necessários no próprio lar. Dessa forma a equipe da Casa Lar procura restabelecer laços afetivos e manter bom relacionamento entre os idosos.

Segundo Ir. Terezinha o instituto tem como objetivo oferecer proteção social a Idosos em situação de risco, abandono e/ou vulnerabilidade social que necessitem de abrigamento, buscando contribuir na efetivação de seus direitos, ancorados pelo Estatuto do Idoso, resgatando vínculos familiares e comunitários, preservando assim a integralidade do atendimento promovendo sua autonomia, sua integração e socialização.

Neste sentido busca-se esclarecer aos familiares a importância de manter os vínculos, pois o abrigamento não os desobriga dos cuidados com idoso, e, portanto é fundamental para melhor qualidade de vida, conclui a psicóloga.

A família em geral é um grupo com história que partilha uma rede de afetos. Homens e mulheres necessitam desse mundo afetivo para sobreviver, nesse sentido, a família é chamada a desempenhar a função de apoio social contribuindo na garantia da autonomia e da qualidade de vida do idoso (ALVES ET AL., 2010).


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>