FALECIMENTO DE IRMÃ MARIA ANGELINA WINTER

Congregação das Irmãs de Notre Dame
Província da Santa Cruz
Passo Fundo, 31 de janeiro de 2015
IRMÃ MARIA ANGELINA WINTER, snd ND 418310941145_802549816490358_6136851776726957068_n
“Vigiai, porque não conheceis o dia e nem a hora” Mt 25,13. Não pode faltar-nos o óleo que alimenta nossas lâmpadas. Na parábola das Virgens prudentes está em jogo o sentido último de nossa vida. A vigilância é uma atitude pessoal. Cada uma deve prover o óleo para a sua lâmpada. Acreditamos que Irmã Maria Angelina tem provido o seu óleo para este encontro com o Senhor. A meia noite, hora da chegada do noivo, foi para Angelina, às 15h do dia 31 de janeiro. Angelina entregou tranquilamente o seu espírito, diminuindo gradativamente a respiração.
“O dia e a hora ninguém os conhece, nem os anjos do céu nem o Filho; só o Pai os conhece” (Mt 24,36). O tema da vigilância na Sagrada Escritura é um alerta para que estejamos preparadas e nos entreguemos a Deus.
O Senhor Jesus, passou entre nós e chamou Irmã Maria Angelina para o seu encontro e morada definitiva junto de Si, como recompensa por tudo o que tem realizado e vivido nos seus longos 91 anos e 2 dias de vida.
Queridas Irmãs e familiares, em especial, Irmã Maria Ignez!
Os dados principais de sua história:
Nascimento: 29/01/1924 – em Estrela, RS
Batismo: 13.02.1924 – Paróquia de Roca Sales, RS
1ª Eucaristia: – Paróquia de São Luiz Gonzaga, RS
Confirmação: – Paróquia de São Luiz Gonzaga, RS
Ingresso: – 30.05.1945 – Passo Fundo, RS
Primeiros votos: – 09.02.1949 – Passo Fundo, RS
Votos Perpétuos: – 10.02.1953 – Passo Fundo, RS
Angelina é a 4ª filha dos 9 filhos do casal Jorge José Winter e de Ana Maria Hintges, Winter, ele, agricultor e ela dona de casa. Dos 9 filhos, 3 foram para a vida religiosa, na Congregação das Irmãs de Notre Dame: Irene (falecida em 2009), Angelina (falecida dia 31 de janeiro), e Irmã Maria Ignez Winter que está entre nós. João Paulo Winter, foi MSF, também falecido.
A família Winter era muito religiosa e cuidadora dos padres e do seminário. Dos produtos da terra, uma parte sempre fora encaminhado para o sustento do seminário.
Além do tempo de formação inicial, já iniciado aos 21 anos de idade, foi durante 66 anos, Religiosa Notre Dame. Celebrou no ano de 2014, o jubileu de ferro, 65 anos de Consagração Religiosa.
Missão:
Irmã Maria Angelina Winter, ao longo de sua vida religiosa, teve 24 transferências e trabalhou em Taquara, Júlio de Castilhos, Pelotas e Caçapava, hoje pertencentes à Província Nossa Senhora Aparecida, Canoas, RS. Em Tapejara, Santo Ângelo, Carazinho, Passo Fundo, Não-Me-Toque, Iraí, e Constantina, no Rio Grande do Sul; Palmitos, SC e Ipanema, no Rio de Janeiro. Em Ipanema cuidava do recreio das crianças. Era sempre benquista e rodeada por elas. No seu trabalho conjugou muito bem trabalho e oração. Vida e Espiritualidade.
Formação e testemunho:
Em 1990, Irmã M. Angelina teve oportunidade de participar do CERNE – programa de Renovação Espiritual promovido pela CRB Nacional. Em todas as oportunidades de formação e aprofundamento espiritual, na Província da Santa Cruz, participava muito alegre e grata por essas oportunidades.
Foi uma irmã que sempre se dedicou aos serviços da Casa: limpeza, cozinha, lavanderia, horta, padaria e pomar. Ao lado disso prestou serviços à Igreja na Liturgia, cuidado de idosos, apostolado da oração, visita aos doentes…
Desde 2010, estava na Casa Betânia, onde apesar de sua idade avançada, sempre ajudou como arrumar a mesa, secar a louça. Nunca faltou nos recreios comunitários.
Irmã Maria Angelina nunca faltou aos compromissos da oração. Mesmo nas férias, levava o livro LITURGIA DAS HORAS e rezava o ofício por completo. Era fiel às orações diárias.
“E todos ficaram admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade…” Mc 1,22. Assim fala Marcos no evangelho da liturgia deste 4º domingo comum. E, diz o texto, “todos ficaram admirados – um ensinamento novo foi dado com autoridade” (cf. Mc 1,27). A palavra de Jesus tem poder de libertar, de curar, de acolher e de confrontar. Naquele tempo, como no nosso, o povo precisa de mestres de vida. O que Jesus ensina é ele mesmo. O que Jesus ensina renova e transforma.
Assim foi a vida e o ensinamento de Irmã Maria Angelina. Sem grandes estudos acadêmicos, mas com palavras e gestos de sabedoria e de acolhida, sabia ouvir a quem dela se aproximava! Seus conselhos eram de vida e de confiança no bom Deus e na Nossa Senhora como ela dizia. Quando suas forças declinaram, o espírito de fé e de oração engrandeceram o seu coração. Era o que ela sabia fazer dizia com toda a confiança e gratidão.
Nossos votos:
Oxalá aprendamos de Irmã Maria Angelina a viver na simplicidade, no amor e na doação. E, que ela interceda junto de Deus por todas nós, por seus familiares e por novas vocações para a Congregação e para a Igreja.
Que Deus lhe dê o repouso eterno e por recompensa, a contemplação de sua face!
Agradecemos às Irmãs da Casa Betânia e da Residência São José, como do Hospital Notre Dame Júlia Billiart, todo o cuidado e atenção que tiveram para com a Irmã Maria Angelina ao longo de sua enfermidade e nos momentos finais da vida. O cuidado das enfermeiras e auxiliares de enfermagem leigas foram uma presença muito significativa ao longo desse tempo. Que Deus lhes pague e que se sintam agraciadas pelo amor do bom e providente Deus.
Agradecemos também ao Pe. Lotário José Niederli, MSF, presidente de celebração da Eucaristia, na Capela da Ressurreição, na Casa Santa Cruz.

Ir. Araci M. Ludwig, snd

 

 

Uma ideia sobre “FALECIMENTO DE IRMÃ MARIA ANGELINA WINTER

  1. Que Deus tenha a Ir. Angelina em sua glória. 91 anos vividos na simplicidade e na fidelidade. Obrigada por todas as pessoas da Casa Betania que se dedicaram ao seu cuidado.
    Funcionárias e Irmãs.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>